Categories
INE

As notícias do dia – INE (act.)

Não consegui comprar o Público hoje. Nem em Évora, nem em Lisboa. Quando soube que por lá havia uma chamada de primeira página para a situação no INE fiquei curioso mas já fui tarde pois a oferta de Fado ainda atrai muitos portugueses (acho que se oferecia um CD). Felizmente há internet.

Caros jornalista do Público, permitam-me pequenos reparos:
– há cinco direcções regionais no INE e não quatro.
– Ainda não foram dispensados todos os contratados a termo. Restam menos de 20 mas ainda há trabalhadores no INE com contratos a termos em locais chave para a produção de análise económica (como a Síntese Mensal de Conjuntura) que não têm ainda qualquer perspectiva de futuro (assim como os respectivos projectos).
– Ninguém disse que o número ideal de funcionário do INE seria de 280.
280 é um número de referência da Roland Berger para os funcionários que podem ser dispensados – neste momento há cerca de 780 trabalhadores no INE (menos 16% que em 2001, aproximadamente).

À parte estes detalhes, agradece-se que a comunicação social esteja atenta ao que se passa no INE. São fundamentais para garantir o equilíbrio no exercício do poder executivo, particularmente em instituições com as peculiaridades do INE. E já agora poupam-me a mim e outros que por lá andam de fazer aqui um melindroso – mas na minha opinião inteiramente legítimo e necessário – exercício de crítica/denúncia/esclarecimento.

Dito isto, ou melhor, apesar disto, chegou-me por mail a indicação – e o pedido de divulgação – de que surgiu na blogoesfera o blogue que afirma reflectir a posição dos trabalhadores do INE. Chama-se Extinção das Direcções Regionais – Posição dos Trabalhadores“.

Depois dos “Cordoeiros” (Ministério Público – recentemente desaparecidos), do “Jumento” (DGCI?) e do “Notas Verbais” (Ministérios dos Negócios Estrangeiros) surge agora uma proposta que pela amostra se propõe séria (a ler os 5 pontos que por lá surgem), oferecendo um complemento ao que nos chega pelos jornais. Para já pede-se esclarecimento.

6 replies on “As notícias do dia – INE (act.)”

Infelizmente não foi o Jumento o feliz “requesitado” para director-geral dos Impostos, pelo que ainda anda por cá, e felizmente de boa saúde, pelo menos com força nas pernas para dar os coices que alguns merecem!
Um abraço

Uma miserável frase que não traduz o que quiz dizer, aquela que vos induziu em erro. Vou corrigir o português. As minhas desculpas!

Limar as Arestas

Morais Sarmento nomeou um dos seus adjuntos para vogal do Conselho Superior de Estatística porque “O Instituto Nacional de Estatística tem de se assumir claramente como uma entidade independente, credível e consensualmente reconhecida como produtora e …

Estimados tocadores!

Notas Verbais não são do MNE mas sobre Diplomacia e Política Externa… O autor «segue» as Necessidades há longos anos mas não recebe daí o ordenado que não desmerece.

Cordialidade!

NV

Comments are closed.