Além do blog sobre a extinção das direcções regionais recebo na caixa de comentários deste post a indicação da existência de um site dos mesmos autores sobre a reestruturação do INE. Por lá se apresentam alguns documentos e se chama a atenção para os distintos meios, graus de profundidade na análise e respectivas conclusões entre os estudos recentes feitos ao INE pelo IGAP (Inspecção Geral da Administração Pública) e pela consultora Roland Berger.

Noto ainda que a intervenção recente no INE e as promessas de intervenção futura continuam a ser tema de reflexão na blogoesfera, desta vez através de palavras de Maria Manuel Leitão Marques no Causa Nossa.

Alguns excertos do seu texto “Reestruturação de pacotilha“:

(…)Por vezes, exigem-se mudanças institucionais demasiado “barulhentas” quando o que está mal são os comportamentos. «Muitas vezes os consultores facturam duas vezes: uma como pagamento da encomenda originária, outra para cuidar dos destroços causados pela mesma». Quando olho para a reestruturação proposta para o INE, ocorre-me se não será precisamente isso que pode estar a acontecer.
O plano, desta vez, veio do Canadá. E a receita não pode dizer-se que seja original: fechar as delegações regionais, despedir funcionários, etc., etc. Enfim e à cabeça, acabar com a desconcentração que foi feita quando era Primeiro-Ministro Cavaco Silva não há muitos anos. Essa desconcentração, como escreveu e bem Manuel Carvalho no Público, permitiu reforçar significativamente a informação regional. Além disso, refrescou o INE, tanto em técnicos e funcionários como, sobretudo, em flexibilidade de gestão e rapidez de resposta. Afirmo-o, com a experiência, de quem teve que contratar serviços ao INE-Lisboa e à delegação de Coimbra.
Por isso, sem prejuízo, de reconhecer que algumas orientações do serviço público de estatística deveriam ser alterados, para que a informação disponibilizada possa reflectir melhor as tendências actuais da actividade económica e social, fico receosa de que a anunciada reestruturação não seja mais do que um modelo de pacotilha, que tanto serviria para o INE como para qualquer empresa, pública ou privada, em Portugal ou na China, às quais de resto já deve ter sido vendido antes!

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading