O Ruy Lira Zananiri, a mais recente “conexão” brasileira criada por este blogue envia-me um breve relato a anunciar a principal matéria do próximo Globo Reporter…

Há exactamente dois anos foi editado em Portugal um livro de um escritor Angolano (José Eduardo Ã?gualusa editado pela Caminho), com o título “O Ano em que Zumbi Tomou o Rio”. Se bem me lembro, José Eduardo Agualusa esteve a viver durante alguns anos no Brasil (em vários pontos do país) antes de escrever o seu romance.
Para quem não saiba, na sua carreira além de escritor foi jornalista, entre outras coisas, suponho. Não sei se o Ruy conhece Ã?gualusa ou sequer se este romance está editado no Brasil… De qualquer forma, o livro, olhado numa perspectiva informativa, antecipa ou clarifica aos olhos do ignorante alguns detalhes e a dimensão do problema das favelas e da organização social do Rio de Janeiro e do Brasil. Além disso é um excelente romance, para meu gosto. Escreve-se na contracapa:

“Os morros do Rio de Janeiro estão a arder. Aproxima-se o dia em que a guerra descerá sobre os bairros ricos da cidade. Um antigo coronel do Ministério da Segurança de Estado de Angola, que trocou o seu país pelo Brasil, fugindo às armadilhas de um amor feros e ao tormento da memória, prepara esse dia. Um jornalista mergulha no incêndio dos morros cariocas em busca de respostas a perguntas que poucos se atrevem a colocar. Tudo isto acontece agora.
Zumbi, o mítico herói de Quilombo de Palmares, voltou a tomar o Rio.”

Muitas vezes me tenho recordado deste romance nestes dias de maior visibilidade mediática. Ouvem-se os motores dos helicópteros sobre os morros do Rio aqui em Lisboa caro Ruy. Será um rumor apenas, mas ouvem-se nos telejornais.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading