“Para os filhos dos homens que nunca foram meninos”
.

Começa assim o primeiro livro das Publicações Europa América de que tenho memória. Livro de bolso, 10ª edição, notam-se bem os mais de dez anos passados desde que o li pela primeira vez. O papel amareleceu, o próprio livro parece ter encolhido… 535$ diz a etiqueta que não me ajuda a recordar onde o terei comprado. Lembro-me de ter gostado muito de ler os Esteiros de Soeiro Pereira Gomes… Foi um dos vários livros miniatura em texto integral que coleccionei da Europa América. Uns livrinhos que insistiam, pelo preço, em desacreditar os que tanto apregoavam a carestia e a inacessibilidade da letra de forma ao menos abonado…

Soube depois que essa acessibilidade fora um desígnio acarinhado pelo editor Francisco Lyon de Castro desaparecido esta semana em pleno uso das suas faculdades, laborando na sua editora de Mem Martins. Talvez o corpo de alguns dos seus livros mais emblemáticos não sirva de herança física, não embeleze escaparates, mas cumpriu e cumpre uma importante função…
Outros títulos da minha adolescência tardia que estimo e me trazem boas recordações lidos pela mão da Europa-América:

Mensagem de Fernando Pessoa
Sonetos de Florebela Espanca
Utopia de Thomas More
Albergue Nocturno de Máximo Gorki
Contos de Eça de Queirós
Os Pescadores de Raul Brandão
As Novelas do Minho de Camilo Castelo Branco
História Concisa de Portugal de José Hermano Saraiva

E, mais recentemente, o septeto de JRR Tolkien, com design cuidado e apelativo, devorado a quatro mãos num ai ou dois. Minto! Resta-me ler ainda “As Aventuras de Tom Bombadil”.
Pacientemente, Homero e Niezsche esperam a sua vez na estante, entre outros…

Em boa hora o empreendedor comunista fundou esta editora que se junta a tantas outras em diversos países no ranking das que mais livros dão a ler e mais pessoas ganham para este prazer. Que o seu exemplo perdure.
Bem haja!

Adenda: sugiro que passem por aqui

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading