O acincho…
Para acabar de vez com o mistério – se bem que isto de ir fazer uma pesquisa na net tira o “romantismo” à coisa – o Nuno Peralta deixa-nos o caminho directo para a receita do Baião-de Dois, aqui.
Olhando para a receita parece-me muito interessante…
Um dos ingredientes do Baião-de-Dois é queijo de coalho. Quem gosta de queijo de coalho (coalhada) ponha o dedo no ar!
Fiquei com saudades da minha avó que durante bons anos me aturou enquanto neto lambão que tentava atacar a coalhada antes de ela fazer os queijos…
Observar toda a arte da minha avó a formar e escorrer o queijo (ficar a ver acalcar a coalhada no acincho) e no final comer/beber a mistura das sobras da coalhada com o soro, temperada com algumas colheradas de açúcar, era um pitéu que rematava em beleza algumas manhãs das férias da páscoa.
April 12th, 2004 at 5:19 pm
“Oh, pá” (ainda antes de ver o “post”; só com base no excerto que apareceu no mail…): isso fez-me lembrar os queijos que a minha avó fazia e como eram deliciosos os tais “restos”!
April 12th, 2004 at 5:25 pm
Parece que há quem faça requeijão com eles (com os restos) mas se bem me lembro do petisco acho que o requeijão é um desperdício 🙂
Ouve lá: aqui a Giesta que é de Alvaiázere está-me a falar de um outro petisco no extremo oposto em termos de queijos. Já curado e imerso em azeite durante longo tempo. Conheces certamente, não?
April 12th, 2004 at 6:24 pm
Sim, também me lembro disso,mas não achava tão “apetitoso”. Se bem me lembro, era uma coisa assim mais para o “duro”.
April 13th, 2004 at 1:14 am
🙂 com doce de abóbora é uma delícia…recomendo
April 14th, 2004 at 12:30 am
Estás a pensar muito em comida ultimamente… Vou ver uma receita interessante para enviar.
😉
April 14th, 2004 at 1:13 am
Cathy: Nhami… venha ela!!
Ju: Sou fã de doce de abóbora com queijo, sem queijo, com pão, sem pão 😉