Lê-se na Dois que daqui a poucos minutos (16h10m) se exibe um episódio (estreia ?) da série Avenida Brasil (“Com guião e locução de Francisco José Viegas e Rui Mateus Pereira“). E eu fico com pena de não poder ver. Será que vão repetir a horas de gente ocupada?

Fica a “treila” que se lê na Dois:

Quinhentos anos depois da chegada dos portugueses, podemos perguntar que país é o Brasil? Que caminhos foram traçados no mapa do actual território do Brasil desde então? Que sentidos e olhares do passado cruzam os sentidos e os olhares do português e do brasileiro de hoje?

A série tentará responder a estas e outras questões ao longo de uma viagem pelo Brasil de hoje, do litoral ao interior, da Colónia do Sacramento à Bacia Amazónica, atravessando cidades, estradas do interior, paisagens que hão-de traçar a carta de uma descoberta actual e contemporânea.

Longe de se limitar a um levantamento do património e da memória do descobrimento e povoamento português do Brasil.

Avenida Brasil irá mostrar aos telespectadores a forma como o Brasil conservou, reformulou questões tão importantes como a constituição da nacionalidade, os limites territoriais, as etapas do desenvolvimento económico, a absorção e identificação das várias tradições e migrações culturais no interior do país e, finalmente, a utilização dessas tradições no sentido de sintetizá-las, condensá-las e enriquecê-las na actualidade. Com guião e locução de Francisco José Viegas e Rui Mateus Pereira e em co-produção com a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading