Imagem estilizada de um cravo disponÃvel na página do Instituto Camões Os textos em resposta ao desafio deste texto continuam a chegar. Os Amantes enviam-nos este texto já por lá publicado que com muito gosto aqui reproduzo.

Ser amante 30 anos depois de Abril

Os amantes de há 30 anos escondiam-se de vergonha, amantes eram unicamente os que viviam um amor proibido e que praticavam o adultério.
Os amantes de hoje, são todos os que se amam, são os namorados, são os casais e continuam a ser os que vivem amores proibidos em adultério. É mais democrático hoje, a palavra já abrange todos os que se amam, e não apenas que se amam clandestinamente.
30 anos depois, a liberdade chegou também a forma como falamos dos afectos, depois de ter mudado também a forma como os vivemos. Há 30 anos, divórcios, separações, relações homossexuais, uniões de facto, pais e mães solteiros etc… etc… eram sempre olhadas de soslaio, hoje são cada vez mais aceites. A democracia também chegou aos afectos. E até o sexo é mais democrático. Homem e mulher estão hoje em pé de igualdade, há 30 anos isso seria impensável.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading