Em 28 de Setembro elogiava aqui o projecto Ter Voz afirmando que sentia”(…) alguma esperança na actividade política quando acompanho com regularidade um projecto como este. Orgulhosamente do seu Partido Socialista.(…)“.

Hoje, volvidos mais de cinco meses os exemplos proliferam, mas quase todos da área socialista (há também alguns exemplos mais à esquerda como o Blogo Social Português ou o Barnabé).
Uns com chancela do partido, outros dinamizados por Socialistas assumidamente encartados que buscam acima de tudo explorar a oportunidade de discutir política, trocar ideias, fortalecer argumentos.

O exemplo do Causa Nossa será talvez o mais popular neste momento e também por isso destaco particularmente outro exemplo, O Desenvolvimento Sustentável. Um blogue que mais que não fosse vale logo à partida pela muito útil lista de links que nos oferece. Recomendo a visita…

Há um esforço de aproximação que é louvável e que vai contribuindo para que algumas das críticas que têm por aqui passado percam vigor. Esperemos que um dia deixem mesmo de fazer sentido. Todas as vias de acesso e de contacto entre o que se passa num partido e o seu exterior nunca são demais. Querer descobrir e utilizar novas formas de contacto é meio caminho andado para um mútuo amadurecimento democrático. Já pareço um político a falar, não é? E quem disse que não sou? O leitor não é? Pois, ninguém quer estar entre os que só são amados por 7% dos portugueses…

A continuar por este caminho, um dia, os partidos portugueses (particularmente o PS que parece ir à frente na corrida) ainda se surpreendem com tensões de mudança interna patrocinadas por uma diluição da lógica das inerências partidárias, do hermetismo do aparelho… Era bom que este pequeno sonho se fosse concretizando e os partidos, pelo menos ciclicamente, fossem levados por estimulantes caminhos.

Para quando o PSD e/ou blogues assumidamente dinamizados por militantes seus, empenhados em debater, na blogoesfera?
Já por aí andam e ainda não os vi (será JPP um caso isolado)? Estarão à espera de ir parar à oposição para descobrirem os encantos da blogoesfera?

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading