Outros haverá em Espanha que há muito mais tempo e com grande dedicação terão feito e continuam fazendo as perguntas e procurando as respostas.
A que vejo implementada pelo Estado e povo espanhol (e francês) e pelas autoridades e povo Basco, têm dado frutos. Fala-se de mudança. Diz-se que a ETA definha. Já antes definhou, mas talvez agora seja definitivamente diferente.

Espero que os Bascos continuem desejando a democracia sem defender uma pátria a qualquer custo. Espero que eles, principalmente eles, sejam capazes de enfrentar e conter os que matam.

Acredito que em Espanha, depois de tantos anos e de tantos erros políticos na condução da luta, cada novo morto não acrescente apenas sofrimento mas também e, fundamentalmente, acrescente vigor ao cerco crescente e cada vez mais eficaz que tem culminado no exercício da justiça e que acabará por extinguir todas as formas de terrorismo de raiz interna.

Esperemos que os mártires de Madrid tenham ao menos contribuído para um dos últimos estertores do terrorismo basco em Espanha, tenha ou não sido a ETA a detonar as bombas.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading