A propósito da pergunta ali debaixo (Quão importante é saber se o nosso Fernando Pessoa alguma vez na vida got laid?)a Cláudia teve a paciência de passar para escrito o que já lhe tinha ouvido… em melhor. Fica a pérola para eventual discussão:

«O António Lobo Antunes disse uma vez (ou eu é que só ouvi uma vez) que não podia admirar o Fernando Pessoa por ter morrido virgem.

Compreendo que para um psiquiatra provavelmente de formação Freudiana isto seja algo inadmissível, uma falta de realização do ser humano. Ou…então sublimou o desejo para a poesia e fez ele muito bem 🙂

Octavio Paz (El desconocido de sí mismo, em Cuadrivio) constatou que na obra poética de Fernando Pessoa a ausência da mulher é constante:
“Faltam nele os prazeres tremendos. Falta a paixão, aquele amor que é o desejo de um ser único.” Tanto Alberto Caeiro como Ricardo Reis falam como eunucos, como se estivessem encobrindo, na maior parte da obra, a “sexualidade branca” de Fernando Pessoa, que, segundo consenso geral, morreu virgem. As cenas eróticas do Fausto contêm as confissões mais ardentes que Fernando Pessoa jamais fez sobre sua impotência. A incapacidade de praticar o “contato carnal das almas” impedia-o de realizar o seu sonho de amor (“Seria doce amar, cingir a mim,/ Um corpo de mulher, mas fixo e grave / E feito em tudo transcendentalmente, / O pensamento impede-me…”)

Eu tenho curiosidade sobre a vida dos escritores que gosto. Se sei alguma coisa da vida de um escritor que me desagrada antes de ler um livro, fica logo tudo estragado…(Hemingway e as touradas *suspiro*)…

Já o Pessoa, parecia ter uma vida desinteressante. Pelo menos no aspecto exterior, interiormente tinha aquela gente toda a largar poemas cada um para seu lado.

Quando vejo algum homem de bigode, feio, a beber um copito e a rabiscar em papéis penso: o Pessoa devia ser assim. Sempre no seu copito de aguardente, com um ar atadito, com ar de empregado de escritório. E depois saía de lá um poeta, ligações obscuras a maçonarias e a rosa-cruzes e cartas ao Crowley.

De qualquer maneira, apesar de eu gostar de saber não me parece importante saber os pormenores sórdidos da vida de alguém para poder apreciar o seu trabalho.

Mas é difícil. E se o Hitler tivesse pintado alguma coisa de jeito em vez daquelas aguarelas da treta? Era uma chatice.“»

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading