Dou aqui destaque a um texto deixado na caixa de comentários desta posta. Assina João Guerra:

“É lamentável que se diga que a reacção do povo espanhol aos atentados foi cobarde…
Com a participação democrática inédita no último domingo, depois de mais de 25 anos a reagir democraticamente ao terrorismo nazi da ETA, acusar os espanhóis de cobardia parece-me um insulto infame.
O que se passou foi simplesmente que o Partido socialista ¡OBRERO! español ganhou as eleições democraticamente. Os motivos para esta vitória histórica são os seguintes:”


1) Os Espanhóis na sua grande maioria (90%, segundo todas as sondagens
feitas muito antes do 11-M) estão contra a Guerra imperialista de ocupação e exploração do Iraque.
2) Estão fartos de um governo que durante os últimos 8 anos privatizou praticamente tudo – só falta privatizar o oxigénio que se respira em Espanha.
3) O PP desinvestiu fortemente na ciência (apesar de investir bastante mais que Portugal) e na educação pública.
4) O PP promoveu para além de todos os limites razoáveis os “contractos basura” – os contractos de trabalho temporários que em Portugal tão bem conhecemos e que só servem para precarizar o trabalho e a vida dos trabalhadores
5)O PP foi o campeão europeu do neo-liberalismo – a despesa social deste governo foi a menor da UE em termos relativos – a coligação neo-facha PP/PSD dos lusitanitos vai pelo mesmo caminho.
6)Para além disso houve as responsabilidades enormes na crise do Prestige que foi gerida de forma incompetente e irresponsável.
7) Os preços da habitação e a especulação imobiliária (grandes lobbys protegidos pelo PP) atingiram níveis nunca vistos em Espanha. Mais uma vez, podemos fazer um paralelismo perfeito com a situação no nosso jardim à beira-mar plantado.
8) Os conflitos entre o estado central e as comunidades autónomas espanholas sucederam-se a um ritmo vertiginoso durante os últimos quatro anos. É claro que em Portugal isto não sucede porque num país neo-con hipercentralizado, onde todos os politicos (com poder) vão beijar a mão ao Durão e ao Portas, não há qualquer conflito institucional, como é óbvio.
9) A manipulação por parte do governo da maior parte do circo mediático – televisões, rádios e imprensa, comentadores e analistas- era tão descarada que se os espanhóis queriam saber o que “não tinha acontecido” viam a TVE, liam o ABC ou ouviam a rádio COPE para além de muitos outros orgãos de informação e respectivo batalhão de comentadores/analistas neo-cons ou neo-fachas. Mais uma vez, as semelhanças ibéricas entre Portugal e Espanha saltam à vista.
10) A manipulação e desinformação orquestradas pelo governo do PP na sequência do cruel atentado terrorista de dia 11 foi a gota de água que fez transbordar o copo.

Resultado: Os espanhóis deram a todo uma lição de democracia e resolveram votar à esquerda.

Quanto à retirada das tropas espanholas do Iraque, anunciada ontem por Zapatero, ela foi anunciada muito antes do atentado de 11 de Março, sendo uma promessa eleitoral que vai ao encontro do desejo da maioria do povo espanhol (cerca de 90 %, segundo muitas sondagens feitas antes do 11-M). Esta retirada não é portanto efeito do atentado mas já estava decidida pelo PSOE há muito tempo. O que se passa é que agora em Espanha, o PSOE parece que quer cumprir as promessas eleitorais. “Estes espanhóis são muito estranhos”, diria a nossa dupla neocon/neofacha Durão/Portas.

Espero que em Portugal, aconteça brevemente o mesmo que aconteceu em Espanha mas com a oposição que temos, temo que será mais tarde que cedo.
É preciso que PS/PCP/BE ataquem a direita sem dó nem piedade em todos os campos: politico, social e económico. Sem tréguas.

Saudações ibéricas”

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading