Já tenho alinhavadas algumas histórias ficcionadas sobre alguns casos típicos de portugueses pendulares da região de Lisboa (alguns dos tais que “merecemâ€? excepções), mas enquanto as acabo e não, reforço aqui a sugestão de debate e de recolha de opiniões.

Por enquanto continuo propositadamente vago (e ainda não dou resposta directa às sugestões recebidas; ver comentários nas mensagens anteriores e a opinião do Nuno P). Ainda assim deixo desde já as primeiras duas de dez sugestões minimamente precisas e polémicas (?) que podem muito bem ser implementadas imediatamente:

1. Não deve haver no interior do concelho de Lisboa (a referência geográfica é ajustável) a preocupação em garantir locais de estacionamento para quem cá trabalhe. Garantias só mesmo para residentes em edifícios sem estacionamento próprio (antigos, portanto) e mesmo assim admito como razoável que a partir de uma capitação superior a um automóvel por cada dois inquilinos de cada alojamento (além do primeiro automóvel), a câmara possa exigir pagamento aos residentes pela utilização do espaço de estacionamento público.

2. Os preços dos parquímetros e outros lugares de estacionamento deverão ainda ser aumentados penalizando mais gravemente do que agora as zonas mais centrais da cidade e melhor servidas pela rede de transportes colectivos. Como exemplo aponto locais de estacionamento a menos de 250 metros de estações do metropolitano que deveriam custar o dobro do que hoje é tarifado (passar para 4 euros por cada duas horas). Seria preferível utilizar o taxi do que trazer carro por exemplo…

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading