Ontem de manhã fomos pedir um orçamento para um armazém com estílo – um livreiro.

O móvel tinha que ser frito e cozido ou porque a casa o exige ou porque o cliente pensa ter algum tipo de concepção estética.
A coisa correu bem em termos de conversação.
O artista – a rondar os 40 anos – apreciou o boneco (ou pôs o cliente bem disposto massajando-lhe o ego) e perante um público cordato aproveitou para dar uma aula de história da arte. Roçou ligeiramente o exagero mas no final as linguagens diferentes não impediram o entendimento.
Não sei bem como na hora e meia de conversa se passou, contudo, mais tempo a falar de política, do Estado da Nação, da história recente portuguesa e do exemplo Espanhol… O Adufe anda muito politizado – é o que me apetece e é o que aqui se lê – mas confesso que não esperava debater a monarquia, alguns traços da ditadura, a economia ou a corrupção ideológica e material de um ex-vereador comunista da Câmara de Sintra numa loja de mobílias.
A maior particularidade que retenho da conversa (e que interessará eventualmente para o Adufe) prende-se com um dos tais traços do passado que deixaram saudades no artista interlocutor: a falta de formação de novos profissionais para a indústria do mobiliário.
Queixou-se do encerramento de alguns liceus-oficina e do virtual desaparecimento de oficiais de marcenaria. Disse trabalhar com dois, ambos com mais de 60 anos, capazes de fazer maravilhas com a madeira. Rematou com esta: ganham bem mais do que muitos engenheiros.
Não lhe perguntei porque não os forma ele nem sequer lhe perguntei se não haveria a hipótese de manter a tradição na família à moda secular dos artesão…
Fiquei desconfiado que os empresários do móvel não se juntam para conseguirem formar técnicos, o Estado demora a reagir e os interessados muito provavelmente têm de ser cativados. Onde é que já ouvi esta história antes?

Enquanto consumidor, por enquanto, ainda posso escolher entre esperar mais alguns dias pela abertura do IKEA em busca do pronto a usar, massificado talvez bom e seguramente barato e o tradicional trabalho de “alfaiataria” tipicamente de elevada qualidade e bom preço. E amanhã? A continuar o rumo actual ou desaparece a segunda opção ou o bom preço passa a preço de luxo.

Pergunta ao leitor e a quem escreve: se tiveres um filho incomoda-te que ele escolha ser um oficial de marcenaria em vez de um arquitecto?

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading