Mais uma fase de reflexão assola os mais antigos na Blogoesfera, foi-se um dos mais mediáticos e surgiu pretexto para um stop and go.

José Pacheco Pereira sugeriu hoje o fim do efeito novidade deixando uma das reflexões mais transversais que li. Do texto destaco …

O Abrupto nunca foi pensado como tendo como primeiro interlocutor os outros blogues, mas o mundo exterior, as pessoas que não vivem dentro da blogosfera, mas na atmosfera. Como todos os blogues não é imune ao meio, mas não é escrito em primeiro lugar para a comunidade, mas para quem vem de fora, como acontece com a maioria dos seus leitores.

… e aproveito a deixa para me pôr a pensar por um instante.

Conclusão: não faço a mínima ideia se sou mais lido por quem vem de dentro ou de fora da blogoesfera. Sei que já aqui veio parar muita gente de fora em busca de informação, de conceitos… Houve até alguns pedidos de ajuda (ainda hoje num comentário…). Para quem escrevo? Sinceramente no meu caso o destinatário é quem calhar. Tento investir o que me é possível e naquilo que sinto como gratificante e edificante. Faço-o pensando no contacto com outros blogueres mas não enjeito a “atmosfera”.
Nalguns casos os contactos “atmosféricos” são sinistros pois tenho de explicar muito bem explicado que isto é um blogue, feito por um tipo que percebe um bocadinho sobre muitas coisas mas quase nada sobre coisa alguma, em particular. Noutros… Foi memorável aquela encomenda de um leitor acidental do Chile, uma encomenda de filtros de água para mitigar a poluição freática nos arrabaldes de Atacama.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading