O recente desmantelamento de uma organização criminosa a operar na área da saúde (farmácias, hospitais, clínicas…) de qual, aos poucos, temos vindo a perceber a dimensão (já se fala em milhões de euros e em medicamentos deturpados) contribui para percebermos que imaginarmo-nos como um país de chicos espertos é claramente um understatement. Um disparate quase tão grande como o tradicional “brandos costumes”. A criminalidade evolui para níveis de desenvolvimento e sofisticação que nos estão a aproximar do pior que há no mundo. E quem o diz são as forças da ordem…
Haja matéria cinzenta na PJ e um pouco mais de respeito e meios para que possam desempenhar o seu trabalho. Estas mega-operações, particularmente quando envolvem áreas tradicionalmente incólumes, geram inegavelmente maior confiança por parte dos bons cidadãos. Ficamos todos com a sensação de que vale a pena combater chicos espertos e os criminosos.
A lei da selva perde sempre mais alguns adeptos. No fundo é uma espécie de reverso da medalha do efeito multiplicador do medo produzido pela notícia de um crime violento no conchinchina. Mas desta vez, pela abrangência e complexidade da operação desmantelada, qualquer suspeita de trabalho policial ficcionado parece-me afastada. A PJ, bem como, todas as organizações do Estado que denunciaram e contribuíram activamente para a investigação estão de parabéns.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading