Só hoje (o technorati parece ter semi-ressucitado) vi a lista de blogues da Espuma dos Dias lá bem no fundo do blog e achei brilhante o nick com que baptisou o Terras do Nunca: separatista do DN.
O nome parece cada vez mais perfeito, se avaliarmos pela intervenção do JMF e a compararmos com uma suposta imparcialidade do jornal onde trabalha, um jornal cada vez mais “Capitão Gancho”. Mas não há justa causa de despedimento. O “separatismo” não se confunde com deslealdade ou falta de profissionalismo. Os blogues, nesse sentido, são um excelente instrumento de liberdade e expressão para quem trabalha num jornal.
É possível e recomendável dar largas aos neurónios e demonstrar inteligência. Tantas vezes dúvido das capacidades de alguns jornalistas ao ponto de os imaginar inimputáveis que é reconfortante ler exemplos como o JMF na blogoesfera.
E o JMF tem dado o melhor dos exemplos de como é possível intervir por aqui sem ser desleal consigo próprio e com quem lhe paga para escrever num jornal.
Sabe separar muito bem as esferas, imagino que não sem algum esforço (como aliás acho que já reconheceu há tempos). Nesse sentido é um louvável e paradigmático separatista. Assim haja gente nos jornais, entre os que mandam, que tenha essa mesma capacidade de análise do fenómeno blogger e da intervenção de profissionais das notícias.

P.S.: Eu até compro o DN de vez em quando só para ver se apanho algum texto assinado pelo JMF (para donativos ao Adufe contacte via caixa de correio)…
Ass.: 7 instrumentos

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading