A pedido de vária(s) família(s) (esta) cá está o Adufe a promover a música nacional, ou quase.

Ai São Bento, ai São Bento… foi a música cantada por um muito castiço grupo local da região do Dão (infelizmente não retivemos o seu nome) que nos levou, a mim e à minha moça, a uma voluntária quarentena de rádios nacionais em favor do que voga pelas ondas das rádios beirãs.
Foram várias as viagens entre Lamego e Castelo Branco em que fomos ouvindo a voz do passado, as escolhas cristalizadas das preferências da comunidade emigrante em fugaz regresso à terrinha que inundava os nossos favoritos programas de discos pedidos. Rádio Lafões, Rádio Limite…
Ficámos absolutamente fãs, eu particularmente! Desconfio que a paixão se justificou para crescente semelhança com a nova TSF que torturantemente insisto em ouvir.

A viagem de circunvalação à Serra da Estrela, empreendida em pleno dia de Natal, foi memorável e a entrada na A23 pelas terra da Guarda, onde a bruma parecia anunciar a entrada num qualquer reino perdido, fez-se ao som d'”As Baleias” de Roberto Carlos esse modelo perene para tantos “conjuntos” e agrupamentos nacionais c-o-n-t-e-m-p-o-r-â-n-e-o-s.

(Continua)

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading