Quantas palavras novas são inventadas por ano na língua portuguesa?

Quantas palavras novas são inventadas por ano na língua portuguesa?
No saboroso jantar de Sexta-feira diziam-me que no inglês nascem, em média, duas palavras por dia. Não sei bem quem e como consegue fazer esta conta… Talvez comparando as actualizações dos dicionários e dividindo pelo tempo decorrido entre duas sucessivas. Talvez.
Mas acho a pergunta que deixei ali no início interessante. Poderiamos ter uma grosseira aproximação ao dinamismo da língua. Grosseira porque seguramente haverá sempre muitas palavras “ilegais” que tardarão em ser referenciadas, em ter direito a documento oficial. Paguem ou não a contribuição social, terão de fazer prova de registo criminal limpo, aquém e além mar.

Sem estes preceitos identificaria de imediato anos típicos e atípicos. Os atípicos seriam os anos de novo romance de Mia Couto, nesses seguramente a produção de palavras aumentaria exponencialmente. Retiremos o condicional e ficamos com uma verdade.
E agora dorminhemos sobre o assunto.

Dorminhar – acto ou efeito de dormir, próprio de quem o faz por ser dorminhoco, c.f. dormir (entrada a incluir na próxima versão do Houaiss se assim os escritores o entenderem 😉

5 thoughts on “Quantas palavras novas são inventadas por ano na língua portuguesa?

  1. Alex do blog

    Resposta a esta pergunta no post nº183 do meu blog://oblogdoalex.blogspot.com

  2. jose da silva

    Mais interessante do que saber quantas palavras novas existem , é saber quais são o que querem dizer e tentar saber a que se deve a sua origem .

  3. Patricia

    Por favor me mande pelo menos duas palavras novas no esporte, na vida, na amizade, amigo

Comments are closed.