Gabinete do Direito de Autor

Como frisa o Terras do Nunca, a questão dos direitos de autor é pouco atraente, particularmente na blogoesfera. A verdade é que, conhecendo um pouco melhor a legislação em vigor, temos de concluir que muito poucos proprietários de blogues não terão telhados de vidro.

(Adenda: ler também o Contra Factos que citando o NYTimes nos alerta para os riscos que poderão advir de um edifício legislativo demasiado protector e restritivo no campo dos direitos de autor.

Seria interessante não só reflectir sobre o que fazemos, como fazemos, e as suas consequências, mas também pôr alguns dos autores a pensar se não haverá algo a ganhar na sindicância que os blogues (muito pouco orientados para o lucro) fazem da sua obra. Um jornal como o Público teria mais a ganhar ou a perder em processar um blogue (poderia ser o Adufe!) por este promover/criticar/por vezes republicar algum do seu material?
No fundo a questão passa por perceber se o blogue rouba leitores ao autor. Mas esta é uma discussão económica, mais do que de direitos de propriedade. Aí, não há dúvidas, deverá ser o autor a poder decidir se quer ou não ser sindicado.
Como lembra o João do Terras do Nunca perguntar-lhes não custa (muito) e se a resposta demora talvez possamos admitir um consentimento.
Na Blogoesfera julgo que podemos ao menos reconhecer que há um sentido ético no que diz respeito à citação das fontes (salvo raríssimas excepções). Talvez venha a ser tempo de comecçarmos a pedir licença directamente e talvez seja também tempo dos media nacionais saberem que posição preferem assumir perante os blogues. Para já vai-nos servindo a todos a omissão (militante ?) de uns e outros.

Além de recomendar vivamente a leitura do texto de opinião do Terras do Nunca sobre a questão dos direitos de autor e o seu respeito/desrespeito na blogoesfera sublinho aqui uma dica que o João deixa e que vai passar a figurar na lista de favoritos do Adufe: o Gabinete do Direito de Autor.

Adenda: ler também o Contra Factos.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading