O Paulo Gorjão tem estado em cima do acontecimento e coloca questões extremamente pertinentes sobre a forma e o método de encarar o SIS.
A questão da nomeação do responsável máximo desta organização (não só a actual como as que lhe antecederam) demonstra quão mal o poder político lida com esta organização (ou com as forças armadas num nível ligeiramente diferente). A sensação com que fico enquanto cidadão (lembram-se da triste história Veiga Simão?) é que por muito bons que sejam os operacionais estão longe de ter condições efectivas de cumprir com a missão que lhes deveria caber. Correndo o risco de fazer um genaralização (ligeiramente) exagerada, atrevo-me a afirma que o SIS, as Forças Armadas e a Justiça têm servido demasiadas vezes de gritantes exemplos da total incompetência e sentido de Estado dos sucessivos políticos responsáveis, muito provavelmente pelo menos desde o 25 de Abril. O amadurecimento democrático do pais terá inevitavelmente de passar por aqui.

Deixo-vos as perguntas do Paulo:

(…) Com quem e’ que – neste caso Margarida Blasco – e’ casado(a)? Qual e’ a actividade profissional que exerce? A que tipo de interesses politicos e economicos (ou outros) podera’ estar (ou esteve) ligado(a)? De que tipo de associacoes faz (ou fez) parte? Clubes desportivos? Ordens profissionais? Maconaria?
Tudo isto deveria ser averiguado previamente e so’ entao se deveria nomear o(a) candidato(a) a director(a). A razao que sustenta esta opiniao e’ muito simples. O ser e o parecer sao igualmente importantes. O merito da escolha deveria estar acima de qualquer duvida quer do ponto de vista profissional, quer pessoal.

in Bloguítica

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading