A experiência mais ultra liberal da blogo-fractalândia
Ontem disse aqui que a Bloga!? era a experiência mais ultra-liberal da blogoesfera. Pouco depois o relativo João d’a Metamorfose puxou dos galões e lembrou o seu Cão de Guarda que há meses tem mil donos. Estive quase a dar-lhe razão mas…
Espreitei o sítio e descobri que tenho de contrariar o João.
O que torna a Bloga!? ainda mais liberal é a total responsabilização de cada um dos seus membros (que pode ser qualquer um). Se é verdade que na Bloga!? os códigos de escrita não são públicos (têm de ser enviados aos “membros” que se propõem enquanto tal, via e-mail) é também verdade que nem no Cão de Guarda, nem no projecto IF no Ar, os membros têm a possibilidade de alterar o template, mudar a palavra-chave ou… apagar o blogue.
Na Bloga!? a liberdade de acção era total e os requisitos de entrada que determinavam o acesso à casa eram tendnecialemnte nulos, menos no início por sermos poucos e virtualmente nulos no final: veja-se que no momento do seu trágico fim (?) mais de 50 pessoas conheciam os códigos e estavam em condições de dissemina-los a quem bem entendessem. Que eu saiba em nenhum momento qualquer outro blogue se atreveu a correr o risco de colocar a sua existência nas mãos de perfeitos desconhecidos. Como já disse surpreende-me que o projecto tenha durado tamto tempo com razoável estabilidade.
Se for possível recuperar a Bloga!? o objectivo seguinte é transformá-la verdadeiramente num Blogólicos Anónimos com um sistema de acesso exactamente igual ao do Cão de Guarda mas mantendo a possibilidade de publicitação do respectivo blogue-membro para quem o desejar. Vejamos se é tecnicamente possível no Movable Types.
January 23rd, 2004 at 11:30 am
É que a malta é séria! 🙂
January 23rd, 2004 at 11:07 pm
Por acaso, no blog colectivo “Eurico Cebolo Fan Club”,(http://ecfc.blogspot.com/) do qual intermitantemente faço parte, todos os membros (e são bastantes) tem acesso a todo o conteudo, podendo editar, apagar postas e … o próprio blog. Liberdade total. E até agora, lá está, activo.