A sociedade ocidental…
Parece que há por aí quem veja estas palavras como um cristal, ou melhor, como um diamante há muito lapidado que temos de preservar sem beliscão, a todo o custo. Um dogma que herdámos e sem o qual desapareceremos. Talvez assim seja (não é pois não?) mas a forma como encaramos esta empresa parece-me demasiado perigosa em algumas das suas modalidades.

A sociedade ocidental…
Há um activo histórico inegável. Há uma estrutura em que me defini, em que me fiz culto de acordo com os costumes.
A análise crítica do caminho que foi percorrido para que eu recebesse esse legado diz-me CLARAMENTE que é pela forma como lido hoje com o outro, pela forma como resolvo um problema, que tenho poder para sustentar (e eventualmente renovar) o meu sistema de valores. Pelo mesmo processo, através de uma determinada prática, posso com igual facilidade questionar, renovar e/ou destruir esse mesmo legado. A legitimação é fundamental para enquadrar as práticas e fortalecer os valores.
Detalhando:

A sociedade ocidental tem de conseguir lidar com pelo menos duas ameaças.
Por um lado, hoje, como sempre, define-se por oposição (não necessariamente por conflito, mas também) com as outras sociedades com que interage.
Muito concretamente hoje, acho que tem de não se satisfazer quanto ao que sabe das ameaças exógenas (sublinho o plural que considera mais adequado) que enfrenta, devendo procurar pôr nitidez onde há neblina, fundamento onde há suspeita, equilíbrio onde há desequilíbrio, correlação onde à apenas relação. Deverá, para cada um dos problemas encontrados, definir casuisticamente os modos de acção mas só depois de averiguar o grau de correlação entre estes. Diplomacia, envolvimento pela economia, belicismo, aculturação cirúrgica (ou avassaladora) do outro ou, em alternativa, reformular-se, adoptando alguns valores do outro, etc, etc…

Por outro lado, deve ter sempre presente que ao agir é auto-julgada pelos próprios valores em que se baseia. Estando qualquer solução pragmática de um problema desenquadrada dos preceitos formais supostamente vigentes e legítimos, pode colapsar internamente por manifesta descredibilização /desajustamento que inviabilize a sua própria reprodução. Pode também renovar-se sem grandes perigos se enfrentar as lacunas do seus esquemas de valores caso disso se trate. Há uma questão de grau a ter em conta. Nesse momento, em que novos valores não estão consensualmente aceites, se em vez de um esforço de conciliação interno se se alimentar a divergência aberta e extremada, o nível do que está em causa pode assumir proporções que desencadeiem uma convulsão interior, à qual caberá encontrar um novo equilíbrio de valores a seguir. No entanto, neste período de ebulição, a sociedade emergente é particularmente frágil se houver à mistura uma inaptidão ou indisposição para o entendimento das ameaças externas. Nesse caso, coloca-se à mercê do exterior se este for suficientemente intrusivo.

O que é que isto quer dizer? Não sei bem, mas, olhando para o mundo, parece-me que as palavras ali de cima se devem encaixar nalgum lado. E há alguns dos cenários que me parecem plausíveis. Como lema para os tempos que se avizinham acho tão importante olhar nos olhos de quem se nos coloca à frente (ainda que por vezes queira fazer da emboscada o seu encontro connosco) quanto ter presente que para defendermos a nossa prezada sociedade “vender-lhe a alma” não é opção.

Fiquem bem.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading