Categories
Economia

Quanto custa conhecer a lei?

Se descartarmos as bibliotecas muito pouco práticas para alguns milhões de portugueses atarefados, o acesso ilimitado durante um ano, à base de dados do Diário da República custa ao bom português 550€ (?) (preços de 2003).
Bem sei que andamos em época de encontrar onde poupar mas atrevo-me a considerar estes preços de consulta via suporte digital uma afronta. Constituem uma barreira significativa de acesso a informação vital… Até as leis do mercado estão em causa! Não acha meu caro (liberal sorteado aleatoriamente da blogoesfera)?
Haveria coisa mais básica onde o acesso deveria ser livre de taxas do que o acesso à legislação que somos obrigados a conhecer? Cobrem mais pelas estatísticas não gerais, se quiserem, mas deixem as leis em paz!

6 replies on “Quanto custa conhecer a lei?”

Perfeitamente de acordo.
A informação básica do estado deveria ser livre e gratuita e livre.
Até parece que é de propósito: quem não sabe, não contesta.

Até porque, ai do cidado que se ouse escudar no desconhecimento da lei…Tadinho

Liberalize-se o acesso e verá os preços descerem. Até serem particamente nulos. Actualmente, há um monopólio legal que se faz valer desse poder artificialmente instituído. Muito pouco liberal, não acha, caro adufe?

pior sera quem depende da lei para sobreviver , gastando fortunas em actualizações nesta diarreia legislativa como alguem um dia lhe chamou

É caros amigos, aqui não há dúvida que escasseia uma mão cheia de liberalismo. Assim de repente não me ocorre um único argumento que defenda o estado de coisas actual.

Comments are closed.