É espantoso ver reanimar tantos bloggers para a discussão Iraquiana, vê-los tão contundentes e conclusivos. Vingados mesmo. Vai por aí um foguetório impressionante, tão impressionante que pondero retomar aqui a questão da segurança quanto ao lançamento de material pirotécnico.

Mais impressionante ainda é vê-los num tom policial de caderninho na mão a anotar quem não está suficientemente inebriado com a detenção de Saddam Hussein. Alguns deles, recordemo-nos, já tentavam quase em desespero, e há bem pouco tempo, escapar à inclemente solidão do purgatório das suas consciências, alargando a abrangência da culpa das asneiras cometidas pela grande super-potência e seus aliados a todos os mortais. Estes mesmos renascem agora para uma desproporcionada celebração ao bom estilo do futebol. Nem hoje é segunda-feira, nem este é um assunto para a Bancada Central*.
Sejam humildes e não percam o sentido de perspectiva… É sempre possível repetir as mesmas asneiras no futuro se insistirem em não encarar a experiência do passado e os erros que acabam por ajudar a perpetuar no presente.
Por muito satisfeitos que possamos estar pela captura de um ditador sanguinário, o pior erro que poderiam cometer seria pensar, agora, que esse facto em si absolve a culpa que há tão pouco tempo queriam partilhar; que eliminava da história o erro grosseiro de avaliação que levou a uma acção geradora de problemas que até ao momento permanecem sem solução.
Uma acção da qual o maior dano imediato para a civilização ocidental (auto-inflingido) é a descredibilização total dos seus líderes e consequentemente do seu sistema de legitimação como tentei expressar no texto anterior.

* A Banca Central é um programa de rádio (TSF – Rádio Notícias) que se baseia predominantemente na discussão das paixões clubísticas pelos respectivos adeptos que ligam para a emissora. Não é só isto – até porque está lá o admirável jornalista Fernando Correia -, mas é também isto.

** Sem qualquer intenção policial sublinho que o título é um frase extraída deste texto do Mar Salgado.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading