Descubra as diferenças entre este:
E assim fomos para a noite
Este:
Seco ao sol depois de lavado
e este:


“Então, vão para a noite?â€?
Respondemos com um sorriso e seguimos caminho apaixonados. Nesta rua, neste momento, somos turistas, talvez em Roma, em Oslo ou em Madrid. Seguimos caminho por entre estrelas, pendões e esferas luminosas que completam o ambiente natalício.

É a minha primeira noite ali. Não vejo ninguém à porta. Apenas a luz suave que se projecta pelas estreitas frestas horizontais denuncia a actividade nocturna no interior. Entramos e somos envolvidos por uma nuvem de fumo com um intenso odor adocicado. Encontramos uma sala ampla iluminada com dezenas de luzes brancas de várias tonalidades. Projectores iluminam suavemente o tecto alto, coberto com baixos relevos e frescos.

A música, que sempre nos acompanhara desde o momento em que entráramos, só agora nos atinge plenamente. Vozes poderosas enchem a sala projectadas por colunas estrategicamente dispostas que aproveitam na perfeição a acústica da sala.

Habituamo-nos ao fumo e percebemos que a sala está cheia, não diria apinhada mas cheia. Uns de pé, outros sentados, alguns cantam animadamente.
Ficamos sentados ao fundo a ouvir e a observar.

A música pára… Todos se levantam aos primeiros acordes de outro som que é debitado das paredes. O cheiro a incenso é agora menos sufocante. Este é o Primeiro Domingo do Advento. O padre saúda-nos e tu ouves a palavra de Deus.

E assim fomos para a noite.

Lisboa, 1 de Dezembro de 2003

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading