imagens mentirosas :
Subscrevo o alerta do João da Metamorfose e faço aqui a sua transcrição:
esta fotografia tem vindo a ser utilizada pelo público online, para ilustrar notícias relativas à discussão em torno da despenalização da interrupção voluntária da gravidez (ivg) até às 12 semanas.
acontece – como é perfeitamente visível – que a mulher fotografada está grávida de muito mais do que 12 semanas, pelo que a utilização neste contexto é profundamente abusiva. e não só é abusiva, como retrata muito bem a degenerescência a que tão importante questão está sujeita.
a ivg tem vindo a ser abordada por responsáveis políticos, jornalistas e figuras públicas com alguma intensidade e frequência. no entanto, a desinformação é generalizada, a politização extremada e a inacção confrangedora, o que ilustra bem a inconsequência da maior parte das discussões de fundo da sociedade portuguesa.
mostramos mulheres grávidas de mais de 20 semanas, quando nos referimos a gravidezes até às 12 semanas; damos atenção às palavras de um bispo, mas relativizamos a opinião de médicos e cientistas; escrevemos páginas e páginas de opinião, mas são muito poucos os que estão minimamente informados sobre as múltiplas dimensões do problema.
mostrar fotografias como a que o público mostra não é só irresponsável. é, também, um desrespeito imenso por todas as mulheres do mundo.
nr – no sábado passado, enviei um email ao josé manuel fernandes e ao josé vitor malheiros a chamar a atenção para o facto de a fotografia aparecer a ilustrar uma notícia do público online. hoje de manhã, recebi um e-mail de resposta, onde se afirma que a questão iria ser discutida em reunião de redacção e que também eles achavam que a fotografia era infeliz. o facto de a mesma aparecer esta tarde a ilustrar uma nova notícia, leva-me a concluir que ou a questão não foi discutida em reunião da redacção, ou não tendo ainda acontecido tal reunião, não foram activados os mecanismos que estou certo o jornal público tem ao seu dispôr para repôr a verdade dos factos em tempo útil. só pelo facto de se ter sido publicada uma segunda vez, é que me senti na obrigação de escrever este post.
December 15th, 2003 at 6:18 pm
E fizeste muito bem!
Infeliz será, de facto, o termo certo…
December 15th, 2003 at 7:57 pm
Só a partir das 17 semanas é que a minha roupa começou a ficar apertada e tive que renovar o guarda roupa….bahhhh…. essa da foto deve ter uns 6 ou 7 meses…. entre 24 a 30 semanas!!
December 16th, 2003 at 12:01 am
Depende da idéia que se quer passar. Se a idéia for de permitir que a criança se desenvolva, está mostrando não uma mãe que quer fazer aborto, e sim uma mãe que deixou seu filho se desenvolver… Isso parece ser mais lógico já que a mãe demonstra estar sentido o bebê.
Eu já ouvi a respeito de uma moça que fez aborto no sexto mês. Difícil de aceitar que alguém tenha coragem para fazer algo assim…
December 16th, 2003 at 3:30 pm
E como hoje as imagens continuam, também já enviei um mail de protesto para a redacção do Público Online. Aconselho-vos a fazerem o mesmo.