Qualquer dia temos estatísticas de blogues no INE… Para já o que há é isto:

(…)[Em 2002] Os museus mais visitados foram o Oceanário de Lisboa, Jardim Zoológico em Lisboa, Zoo da Maia, Mosteiro dos Jerónimos, Mosteiro de Santa Maria da Vitória na Batalha, Palácio Nacional de Sintra e Palácio Nacional da Pena, que totalizaram 41% do total dos visitantes.
(…)
A partir do “Inquérito anual às publicações periódicas – 2002â€? foram apuradas 2 107 publicações. A tiragem total anual foi de, aproximadamente, 703 milhões de exemplares e cerca de metade tinha uma periodicidade diária e 30% semanal. No que respeita ao número de títulos por tipo de publicação, as revistas representavam 41% do total, os jornais 38% e os boletins 15%.
Quanto à tiragem, 87% dos jornais apresentaram uma tiragem média por edição que não ultrapassou os 10 000 exemplares. Este tipo de publicação foi
responsável por 70% da tiragem anual, 74% do número de edições anuais e 73% dos exemplares vendidos.


(…)
No ano 2002 foram observadas 1 917 bibliotecas, as quais dispunham de 2 580 núcleos de apoio, 3 043 salas de leitura e 99 905 lugares disponíveis. O número de utilizadores registados foi de cerca 11,9 milhões, os quais consultaram 16,3 milhões de documentos.
(…)
Em 2002, realizaram-se cerca de 15 mil sessões de espectáculos ao vivo, diurnas e nocturnas, registando um total de 2,2 milhões de bilhetes vendidos e 2 milhões de bilhetes oferecidos. O número total de espectadores foi de 4,3 milhões, gerando receitas no valor de 22,6 milhões de Euros. O teatro foi, de todas as modalidades dos espectáculos, aquela que continuou a ter maior expressão, sendo responsável por 56% das sessões realizadas, com um total de 1,3 milhões de espectadores, representando 30% do total. O valor das receitas geradas por esta modalidade foi de 7,2 milhões de Euros, correspondendo a um preço médio por bilhete de 9,8 Euros.
(…)
Nas sessões de cinema realizadas foram exibidas maioritariamente longas metragens (503,4 mil), das quais 97% eram de origem estrangeira. Destas, cerca de 86% eram provenientes dos Estados Unidos da América. Refira-se que, no total das exibições, os filmes de origem europeia representaram cerca de 7%. O número de exibições de filmes exclusivamente portugueses atingiu cerca de 2%, aumentando esse peso para aproximadamente 3% se forem incluídas as co-produções.
(…)
Em 2002, as despesas das Câmaras Municipais com actividades culturais ascenderam a cerca de 766 milhões de Euros, traduzindo-se num acréscimo de
14% face ao ano anterior.
Nos jogos e desportos e nos recintos culturais as despesas aumentaram 34% e 21%, respectivamente. Nos restantes domínios as despesas ou registaram pequenos aumentos (artes plásticas e publicações e literatura) ou decréscimos, como os verificados nas despesas afectas à radiodifusão (-30%), música (-15%) e património cultural (-9%).

in INE Destaque à Comunicação Social de apresentação das “Estatísticas da Cultura Desporto e Recreio
2002”

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading