17 craques das Escolinhas de Futebol do Bairro da Boavista foram visitar a Sociedade Desportiva 1° de Dezembro, em Sintra... A Filipa comentou o texto de ontem designado Escolhas nestes termos:

Olá Rui, não duvido do mérito do plano Escolhas e da sua manutenção.

Mas até que ponto faz sentido este tipo de programas de acompanhamento de jovens e famílias para a sua integração, da inicitaiva do ESTADO, se a sociedade civil esta pouco sensibilizada e tem pouca consciencia da sua responsabilidade comum naquilo que chama a prevenção!?

Um sociedade consciente não discrimina os estrangeiros, sejam eles de leste, africanos ou brasileiros! Uma sociedade sensibilizada não exclui o toxicodependente e o criminoso e faz de conta que nada se passa, ou então comenta entre os amigos: “Isso são coisas de pretos e dessa gente esquisita de leste”!!??

Além disso, de que valem estes planos de acompanhamento se o próprio poder político, seja ele central ou regional, continua a empurrar esses ditos jovens e famílias com problemas para zonas periféricas aos espaços urbanos, transformando-os em verdadeiros getos de marginalidade, de consumo de drogas, etc, etc.?!

Porém, esta é a realidade e parece-me que ainda estamos longe de conseguir alterar esta atitude!!

Além de aqui destacar o texto da Filipa permito-me esta breve resposta:

Cara Filipa:
Eu revejo-me no Estado e considero-me parte da sociedade civil. Revejo-me particularmente num Estado que apoia este tipo de iniciativas e enquanto membro da “sociedade civil” procuro ser consciente, sensível e activo na solução dos problemas que criamos e/ou nos criaram. Por mais exemplos que revelem atitudes e práticas que colidam com este espírito empreendedor que encontremos, só nos resta agir defendendo aquilo que achamos poderá e deverá levar a um situação melhor do que a que temos.
O que propõe Filipa? Que deixemos os racistas e todos os que têm asco ao seu semelhante e que o demonstram com ou sem hipocrisia levar a melhor?
Há uma batalha constante, há pessoas que ignoram ou se recusam a ver o que lhes passa à frente do nariz mas também há quem se decida a pôr mãos à obra, que denuncie, quem alerte. Há quem no exercício do poder que tem tente fazer a diferença, quer esteja apenas na “Sociedade civil” ou no aparelho do Estado no exercício de um cargo público.
É a esses (que também os há!) que nos temos de juntar Filipa.
Um abraço,
Rui

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading