Há muitas igrejas dentro da Igreja Católica Apostólica Romana. A que eu conheço ou conheci há uns meses ali para as bandas do Barreiro não soa tão violentamente determinista e impositiva como a que Teixeira Lopes terá encontrado no Congresso da Católica (ver texto anterior).
Encontrei discussões abertas, encontrei a defesa dos valores do amor, do diálogo entre um casal e uma tentativa de gerar reflexão propondo pela experiência de outros a antecipação de problemas comuns e futuros mais que prováveis no relacionamente conjugal entre duas pessoas. A Igreja oferecia “aulas” de preparação pré matrimonial onde não assisti a nada que se parecesse com uma cassete ou lavagem cerebral.
Perante os vários casos de diversos aspirantes a futuros casais, encontrei receptividade para quem já partilhava há muito uma vida a dois fora do sagrado matrimónio, não encontrei nada que se pareça com uma crítica violenta a quem usa o preservativo. O assunto não foi sequer abordado por iniciativa da igreja.
Não nos ensinaram métodos naturais ou coisa que o valha. A aposta foi valorizar a responsabilização dos potenciais futuros pais. Encontrei até entendimento para a possibilidade de um matrimónio entre uma crente e um não crente, uma possibilidade que após as conversas tidas em nada pareceu ferir os desígnios divinos estabelecidos pela Igreja. Se esta igreja for um exemplo do que esperam futuros filhos meus num eventual catequismo, não me choca nada que venham a frequentar uma catequese… Conhecer os princípios do cristianismo. Se.
Sublinho que nas reuniões de que falo não se falou no aborto.
Aquela igreja, com aquele padre e com aqueles praticantesdeixou-me mais esperançado, mais satisfeito com a possibilidade de esclarecimento que não lhe adivinhava. É pena que não seja mais assim a Igreja, mas é bom que ainda seja também assim.
Vou fazendo figas para que a batalha que há muito se trava no seu interior (como no seio de muitas outras religiões) lhe permita reforçar esta igreja que antes de atirar, de impor a tudo e todos os seus dogmas (alguns perfeita e compreensivelmente inamovíveis até ao fim dos tempos) procure entender e ser entendida.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading