O Adufe cita John Kenneth Galbraith:

“The only function of economic forecasting is to make astrology look respectable.”

E cita muito bem porque só um tolo é que acredita que um sistema complexo como a economia pode ser antecipado. Mas se não pode ser antecipado, então as interferências do estado na economia são irresponsáveis porque as consequências das políticas são imprevisíveis.

in Liberdade de Expressão

Meu caro João, interpreto a frase de JKG mais como um apelo bem humorado ao culto da humildade por parte dos economistas (econometristas) e ao espírito crítico de quem por eles é aconselhado, do que como uma lei empírica que deva tolher por completo a utilidade da tentativa de projecção da realidade económica.
No fundo é o mesmo que dizer: tenhamos cautela com as previsões, olhemos para elas como indicações, como mais uma peça de informação a considerar no conjunto dos dados que levam à tomada de decisão.
É preciso ver que qualquer empresa, e não apenas o Estado, deve fazer um esforço para se projectar no futuro, em fazer previsões sobre si e sobre o meio em que se insere, (e isto também envolve economic forecast!) para melhor preparar decisões estratégicas.
Olhemos para as previsões mas não as levemos demasiado a sério, não façamos depender a nossa reputação e as nossas políticas da absoluta precisão das mesmas. As consequências que o João extrai são na minha modesta opinião excessivas e claramente enviesadas. Uma engraçada provocação 🙂

Uma área onde o João Miranda deve estar mais próximo da razão (apesar de haver ainda uma acessa discussão e muita matemática a palpitar) é na previsão dos mercados financeiros: demasiadas vezes a melhor previsão é um belo de passeio aleatório. It’s an arch question to deal with! 😉
Como perguntava outro economista que cito de cor: se os analistas financeiros são tão bons a prever a evolução das cotações porque raio é que não são todos multimilionários?

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading