1º O Fumo
Muito se tem escrito sobre tabaco no blogoesfera e sinceramente por agora posso dizer que para esse peditório já dei, mas trago para aqui o apontamento que li no Resistência Islâmica onde se informa que é muito frequente o consumo de cigarros disparar entre os muçulmanos fumadores no mês do Ramadão. Determinismo religioso associado ao consumo de tabaco é uma perspectiva que confesso me passava ao lado. Haverá algo do género entre os cristão ou judeus em alguma época do ano? Haverá alguma Voz do Deserto, ou algum Aviz com dados estatísticos? Podem ser estatísticas pessoais 🙂

2º O Ginásio
Ainda da breve volta pela blogoesfera e ainda sobre “saúde” destaco um dos últimos textos de um dos nossos médicos de serviço. O Bisturi discorre sobre os hábitos alimentares clarificando, reforçando, repetindo mais uma vez a causa e efeito entre o que se come e como se vive. Deixa no ar a ideia que tudo seria diferente lá no seu ofício se a mesma determinação com que muitos de nós aderimos a um ginásio se aplicásse à qualidade da nossa dieta. O nosso nome do meio é Contradição o que é que se há-de fazer? Para quem queira saber mesmo o que fazer o Bisturi oferece algumas sugestões que reproduzo:

Fico triste por surgirem tantas doenças evitáveis em pessoas novas, com tanto para dar e de tal maneira importantes para os outros, apenas por não seguirem algumas regras simples:

– iniciar o dia com um pequeno almoço de pão e leite ou derivados, nos primeiros trinta minutos após se levantar;
– a meio da manhã e da tarde, comer ao menos uma peça de fruta;
– comer com prazer, sem cronometrar a refeição;
– beber ao menos 1,5 litro de água por dia (um lapso comum e grave);
– consumir muitos vegetais e frutos frescos;
– preferir o azeite (rico em gordura insaturada) para temperar os alimentos;
– consumir muito esporadicamente doces, charcutaria, óleos e comidas gordurosas saturadas (maioneses, molhos);
– proscrever o excesso de sal;
– realizar exercício físico moderado: basta até passear a pé com um amigo…

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading