Peyroteo, Travassos, Vasques, Jesus Correia e Albano

Jesus CorreiaOs relatos na rádio, nas revistas A5, coleccionáveis, com a história dos jogadores… Os ecos de jogos espantosos espalhados pelos relvados de Portugal ao longo dos anos 40 e 50.
Bem vistas as coisas sou do Sporting muito provavelmente pelo lastro mitológico que chegou até mim pelo meu pai e até ele pelas notícias de infância que recebeu. Quase toda a minha família é simpatizante (ou sócia do Sporting). Eram todos pequenos quando os 5 violinos consagravam o Sporting como um clube histórico no desporto nacional e sei que não havia história familiar anterior de clubismo ou clubite…. Os meus tios, o meu pai, eram do Sporting muito antes de terem posto os pés em Lisboa e têm entre as memórias mais felizes e caras da infância os jogos de bola (bola de trapos entenda-se) em que encarnavam algum dos 5 violinos.
O núcleo de simpatizantes do Sporting que existe na Beira Baixa e na Cova da Beira em particular (como muitos outros no país) nasceu, provavelmente, com o surgimento dos 5 violinos.
Apagou-se hoje a existência física do último executante. Jesus Correia. Para espanto de alguns e inteira compreensão de muitos outros, fica aqui a homenagem de quem nunca os viu jogar. Porque o simbólico persiste e só sobrevivemos através dele e cultivando-o. Viva o Sporting e as metáforas com a música clássica!

Jesus Correia (da página do Sporting):
Curiosidades: Foi um atleta de eleição, que praticou futebol e hóquei em patins, simultaneamente, ao mais alto nível. Conquistou no hóquei vários Campeonatos Nacionais e Mundiais, modalidade que praticou de 1947 a 1956. Treinou à experiência na equipa de futebol do Belenenses, antes de ingressar no Sporting, mas o clube da “Cruz de Cristo” não ficou convencido com a sua capacidade futebolística.

Abandono: Em 1953 o Sporting exigiu que optasse entre os seus dois amores (hóquei ou futebol) e Jesus Correia preferiu continuar a jogar hóquei no Paço d’ Arcos, terminando aos 28 anos a sua ligação ao Sporting como jogador.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading