…em que valeu a pena espreitar a net a estas horas. Belo texto sobre as propinas e o ensino superior do João da Metamorfose (uma leitura mais que diária). Deixo um “cheirinho”, o resto está ali ao lado, algures além Atlântico.

propinas :-

não sei se será ou não útil para a discussão, mas nos estados unidos a propina anual para a frequência de uma (boa) instituição de ensino superior varia entre 5 000 e 35 000 dólares por ano – o menor dos valores, se um estudante frequentar uma boa universidade pública do estado onde habita, e o mais alto, se frequentar uma boa universidade privada.
só que são raros os estudantes que pagam estes valores na totalidade. e isso, porque há mil e uma maneiras de financiar a frequência de um curso superior:
há bolsas de mérito atribuídas por universidades e por agências estaduais, federais e privadas;
há bolsas atribuídas pelas instituições de ensino superior a estudantes que queiram trabalhar algumas horas por dia na biblioteca, na livraria, na cantina, ou a dar aulas de apoio a alunos de anos anteriores.
há empréstimos federais atribuídos aos menos favorecidos, e que só começam a ser pagos quando o estudante arranjar emprego estável;
e há, ainda, a malha social de apoio que passa pelos familiares, amigos e comunidades, os quais desenvolveram expectativas positivas relativamente ao investimento que representa a frequência de um curso de ensino superior, porque foi nesse sistema de valores que foram educados. (…)

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading