Caro Rui (Catalaxia),
Um jornal anuncia em manchete que tendo tido acesso a um processo que está em segredo de justiça soube que existem testemunhos incriminatórios da minha pessoa em tal e tal circunstância. Eu, acusado, (o que se lê no jornal é uma acusação, certo?) não posso defender-me eficazmente atacando o jornal, ou exigindo-lhe a publicitação das fontes, pois há éne garantias e liberdades que o defendem.
Muito menos posso ter meios de confirmar ou negar a existência dos testemunhos junto do inquiridor e consequentemente accionar as testemunhas judicialmente, se for caso disso, porque dessa forma violar-se-ia o segredo de justiça e perturbar-se-ia o inquérito.
Terei de aguardar serenamente durante largos meses, esperando que se acabe a fase de inquérito (ou seja, o segredo de justiça). Entretanto, devo mentalizar-me para as próximas manchetes (continua em anexo)

(Adenda ao texto anterior “Polyprion Americanum”: o raio do Cherne custa a assar, nunca mais janto hoje)

Para mim há aqui qualquer coisa que não é própria de um estado de direito evoluído. Há várias soluções possíveis: mexer no segredo de justiça e/ou mexer nos direitos de liberdade de imprensa face a processos em segredo de justiça, etc. Mas que está mal, está.
Isto é o que temos e foi isto que ficou ainda mais claro com a atitude dos advogados de Ferro Rodrigues, um cidadão que por acaso é Secretário Geral de um partido político.
Quanto à outra questão, a do quando podia, quando era ministro, ele não fez nada, o Rui até pode ter muita razão e criticar à vontade o ex-ministro do Trabalho e das Obras Públicas. Como o poderá criticar por não se ter expressado quanto a muitas outras questões da esfera executiva. Contudo, em nada colide com a “matéria de facto” a corrigir ao nível do código de processo penal que assim se evidenciou mais uma vez (espero não estar a trocar os códigos), e muito menos com o seu direito de agora se expressar sobre a lei denunciando as suas limitações no exercício da justiça, perante o sua violação sistemática ao nível do respeito pelo segredo de justiça. Seria um princípio muito bizarro admitirmos essa “racionalidade”, não fizeste, agora cala-te para o fim dos teus dias. A ser assim, qualquer humano minimamente inteligente fugiria de assumir um cargo político, afinal, se fosse omisso quanto a alguma coisa imaginável ou inimaginável perderia qualquer autoridade e direito de se pronunciar quanto a ela no futuro pós-cargo-político. Não exageremos, mantenhamos os danos sobre o político na esfera meramente política.
A mudança que se impõe, seja qual for o seu móbil imediato – a gota de água – será sempre abstracta e não aplicável ao processo em curso que temos em mente, portanto, também não podemos pensar que Ferro Rodrigues espera, com a atitude de se querer queixar/pedir dados ao procurador, uma alteração para o seu caso.
Pela parte que me toca, se algum dia passar por uma situação de acusação pública neste moldes, espero que o enquadramento legal me permita melhor defesa do que aquela de que hoje dispomos perante a distorção de justiça produzida pela desregulação efectiva da aplicação do segredo de justiça.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading