A Ressureição e o Sebastianismo
1. Por três vezes vieram ao Adufe neste mês de Novembro pesquisando a palavra Ressureição. Também eu fiquei curioso por ver o que por cá já se escreveu nestes quase 5 meses de blogue sobre esse tema…
Nada de muito revelador infelizmente, apenas me referi à ressureição de um pintainho que depois de um fugaz regresso, qual Cristo na terra, para sempre tornou a desaparecer da blogoesfera. Nenhum ente mÃstico por cá deixou outras palavras que me relançassem a dúvida.
2. É curioso como pesquisando a blogoesfera em Português tantos e tantos blogues auto-aclamam a sua ressureição após uma ou duas semanas de férias.
Por estes dias gostava de poder anunciar a ressureição deste paÃs, mas que momento escolheria para designar como o da sua morte? Ao que quero que ele volte a ser? O Sebastianismo é bem mais conveniente, evita-nos estes dilemas terrÃveis.
3. Nem quero ver as confusões que o tÃtulo deste texto irão provocar nas pesquisas futuras pelas terras da internet. É o que dá cultivar uma pontinha de anarquismo. Mas afinal, como dizia o Saraiva do Expresso, em entrevista ao nosso CVM: os blogues são incontroláveis, estão desregulados e são muito perigosos.
4. Para quando outro dogma religioso nas pesquisa deste pandeiro de origem Ã?rabe, feito de madeira leve com membranas retesadas de ambos os lados?


Dezembro 27th, 2003 at 16:0
Não era nada desta merda que eu queria encontrar. Obrigadão!
Novembro 23rd, 2004 at 20:0
Gostaria que me enviassem uma defenição de sebastianismo e as suas acracteristicas… Brigado
Novembro 23rd, 2004 at 20:0
Escuzavas de ser mal educado/a… dahh…
Novembro 23rd, 2004 at 23:0
CarÃssimos…
Não é assim tão simples dar-vos uma definição de sebastianismo.
Depende um bocadinho do contexto para que a querem.
O básico dos básicos remete-nos para um episódio da história de Portugal onde um jovem rei (Dom Sebastião) se aventurou por conquistas no Norte de �frica tendo perdido uma batalha contra os árabes residentes (em alcacer quibir). Muito provavelmente perdeu nesse mesmo momento a vida. Este episódio veio a desencadear (ou a potenciar) uma sucessão de eventos que levaram a junção da coroa portuguesa e espanhola durante 60 anos.
Pelo caminho criou-se o mito de Dom Sebastião não ter morrido… SÃmbolo da resistência portuguesa? SÃmbolo da eterna espera por um salvador da pátria porque não nela quem a salve? SÃmbolo de tanta coisa… Fernando Pessoas em alguns dos seus versos faz uma descrição/interpretação interessante e talvez imprescindÃvel para quem se queira documentar sobre o assunto. Procurem melhor que isto que aqui vos deixo, por favor.
Não me responsabilizo…