A Azeitona
Quem nesta esfera já algum dia apanhou azeitonas?
Quem já andou discutindo o tudo e o nada empinado em escadas de madeira entre as copas de uma generosa oliveira?
Amadureceu cedo a azeitona este ano em boa parte do país. Num ano normal ainda se andaria descansadamente a apanhar para a conserva…
Seja com máquinas que abanam as oliveiras da CEE (pequenas e certinhas, prontas para a recolha e tratamento mecanizado e para a exploração intensiva) ou à moda tradicional (chegam a ser milenares as oliveiras “tradicionais”), varejando no Alentejo ou depenicando nas Beiras e em Trás os Montes, está a chegar a altura da “apanha”.
Amanhã regressarei às azeitonas se não estiver com os azeites!
Fiquem bem!
November 5th, 2003 at 12:17 am
Por acaso já varejei azeitonas. Lembro-me bem da dores nas costas sofridas: incomodamente virado para cima, com um pau longo que era preciso abanar com bastante força. Incomodamente dobrado para baixo, na apanha. Uma canseira de que não tenho saudades.
November 5th, 2003 at 12:36 am
🙂 O tempo tem destas coisas. No meu caso vou recordando cada vez melhor as conversas no alto das árvores e menos as dores “nas cruzes”.
December 14th, 2004 at 2:30 pm
por acaso fui neste fim de semana a terras transmontanas aoanhar azeitona. para uma pessoa que passa os dias sentado em frente a um computador é uma tarefa fisicamente exigente mas sem duvida a nivel psicologico muito relaxante.