Breve comentário mais palavroso ao DN-Gate (just kidding).
Enquadramentos aqui, aqui e aqui, entre outros.
Caro JPP, por muita razão que tenha, recuso a mordaça histórica que agita.
Defendo a existência de órgãos de comunicação do Estado seguindo o modelo norte americano (PBS por exemplo, ou mesmo britânico) e rejeito a manipulação (agora mais mal) disfarçada criada pelas semi-privatizações da PT e outros que estende o braço da politização a boa parte da comunicação social privada. E ainda lhe digo que não é por num primeiro momento as consequências terem sido mal avaliadas que ficamos eternamente tolhidos de corrigir um erro (veja-se a questão do segredo de justiça ou da prisão preventiva). O actual governo com atitudes mais explícitas ou deverei dizer mais descaradas, ajuda-nos a perceber os malefícios de erros passados e, espero eu, mobiliza-nos para a sua correcção. Gostava de ver o PSD / CDS a aproveitarem a sua governação para ganharem uma autoridade que o PS não conseguiu demonstrar. Pelo que se vê o que os distingue é mesmo o esfregar das mãos de contentamento aproveitando os brinquedos deixados por arrumar pelo antigo inquilino do poder.

Para um jornal cuja declaração editorial pugna pela independência face aos restantes poderes como é o caso do DN é sempre muito preocupante ver transfusões directas da política para o jornalismo, para mais para uma situação de direcção. Cada vez mais estas transfusões se assumem como a normalidade, já repararam? Objectivamente vamos perdendo jornais, jornalistas e jornalismo (é curioso como este pleonasmo da repetição me soa bem para este propósito).
Se o DN mudar explicitamente para uma abordagem mais alinhada ao estilo anglo-saxão a história é outra. Vai mudar?

Adenda: É engraçado como PG inverte as coisas relativamente a JPP. Aqui JPP adiantou-se dizendo que “eles” (o PS) arranjaram telhados de vidro primeiro. E se continuamos assim, nunca mais saímos disto. E ri-se Berlusconi…

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading