Min. Bagão FelixPublico em anexo uma notícia fresca da TSF que me deixou parvinho de incredulidade.

Tem o seguinte lead:

PENSÕES
Governo quer desincentivar reformas antecipadas
O Governo quer desincentivar as reformas antes dos 65 anos, com o objectivo de travar o crescimento das despesas com pensões, segundo anunciou o ministro do Trabalho e da Segurança Social, Bagão Félix.

Lendo isto na mesma semana em que a EDP (ainda com capitais públicos) conseguiu a aprovação por parte da entidade pública de regulação do sector para fazer repercutir nas tarifas da energia a dispensa de cerca de 2000 trabalhadores que, sublinhe-se, irão em boa parte transitar para a situação de reformas antecipadas, ou mesmo de, pasme-se, pré-reformas antecipadas dá vontade de rir, não dá? Não dá, não. Este governo continua a gozar descaradamente connosco.
Se tivesse de discordar com uma das medidas, apesar de tudo discordaria com a que agora se anuncia, o reforço das limitações às reformas antecipadas. Se alguém quiser, quando tiver mais tempo, explico porquê.

PENSÕES
Governo quer desincentivar reformas antecipadas
O Governo quer desincentivar as reformas antes dos 65 anos, com o objectivo de travar o crescimento das despesas com pensões, segundo anunciou o ministro do Trabalho e da Segurança Social, Bagão Félix.

16:23
22 de Outubro 03

A actual Lei permite a reforma antecipada a quem tenha 55 anos e 30 anos de serviço, aplicando-se assim uma taxa de 4,5 por cento por cada ano de antecipação. Para tentar desincentivar as reformas antecipadas, Bagão Félix quer aumentar a taxa de redução para os cinco por cento.

No entanto, para 2004, a taxa de crescimento da despesa com pensões será de 8,6 por cento, mais do dobro do ritmo de expansão previsto para a economia nacional, que, em termos nominais, se situa nos 3,5 por cento.

Assim, o valor previsto para as despesas com pensões é de quase dez milhões de euros, ligeiramente inferior às receitas da Segurança Social que provêm das contribuições, que devem crescer 3,8 por cento em 2004.

O ministro explica que «as reformas antecipadas são financiadas à conta dos que não se reformam» e entende que se trata de um «sistema desequilibrado», pelo que optou pela revisão da taxa de penalização já em 2004, referiu, na apresentação do Orçamento da Segurança Social para o próximo ano.

Bagão Félix anunciou ainda que vai introduzir a reforma as tempo parcial no primeiro semestre do próximo ano. O Governo pretende assim reduzir as despesas com as pensões e promover o envelhecimento activo dos trabalhadores, já que 26 por cento dos actuais reformados deixaram o mercado de trabalho antes da idade prevista de reforma.

O ministro explica que «as empresas estão a abusar nas reformas antecipadas e nas rescisões de mútuo acordo», o que «se reflecte no subsídio de desemprego» e «é uma sobrecarga injusta para a Segurança Social».

Além das pensões, a outra grande despesa da Segurança Social está relacionada com os subsídios de desemprego, que deverá aumentar, para 2004, 4,8 por cento.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading