Hoje de madrugada antes de saber o que se decidia no Largo do Rato escrevi ali em baixo estas palavras:

“(…) Como é que com os obscuros ataques em presença, Ferro Rodrigues poderá conduzir o partido por entre acusação, instrução, julgamentos, recursos, violações de segredos e ainda assim conseguir apresentar aos portugueses a evidência que o discurso e as soluções fatalistas do actual governo não passam de terrorismo político? (…) Isto é humanamente realizável no meio desta guerra? Eu gostava que fosse (é sempre bom assistir a vitórias românticas, a uma grande vitória da democracia), mas (atendendo até ao facto de não gostar do desempenho global do PS na oposição) prefiro não pagar para ver.”

Naturalmente, não é a mim que me compete pagar para ver. Quem o devia fazer fê-lo ontem e salvo três insignificante excepções (não se ofendam que não vale a pena) o PS, no órgão competente para o efeito, resolveu pagar para ver.
Assumiu as duas guerras afirmando que o esforço futuro terá de ser o de reforçar a componente de oposição ao governo que diagnosticou como tendo estado descurada – foi esta a interpretação que fiz das palavras que ouvi na rádio. Optou-se pela união com a actual liderança aceitando reparos e assumindo erros recentes. Criando um “fresh start” psicológico. Agradeçam ao Carrilho por isso. Digam o que disseram continuo a achar que fazem falta tipos como ele em qualquer partido, mesmo que corresponda ao perfil que MST traçou no artigo que transcrevi duas entradas a baixo. Não se fazem é partidos só com “Carrilhos” mas isso já é outra história.

Afirmei que preferia não pagar para ver porque não tinha/tenho fé que dure esta aliança, não acredito em aliança fortes e duradouras que permitam sustentar o barco na longa tempestade que se avizinha (disse longa e só não será se as suspeitas do Aviz…). Mas não era a mim que competia apostar ou não como disse. A aposta está feita.
Tenho que acreditar que o PS me irá surpreender pela positiva, que é, de facto, um partido de ideais e de idealistas, de camaradas que ao menos perante tamanha ameaça estão unidos, genuinamente solidários como nunca estiveram nos últimos 18 anos (é mais ou menos esta a minha memória política). Tenho de acreditar que se vai conseguir a aparente quadratura do círculo, que o PS vai sobreviver a 2006 e que vamos sair disto com uma democracia mais madura. Com o empurrão dado e o pedido feito ainda sou capaz de embarcar neste sonho e lutar por ele. Ah! E prometo não vir dizer no fim “eu bem vos avisei”. Se tiver alguma coisa para dizer serão outras coisas.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading