News (Act.)

Dando provimento a um recurso da defesa
Paulo Pedroso vai ser libertado. Paulo Pedroso ficará agora apenas sujeito a termo de identidade e residência.
(in Público)

A notícia é surpreendente, mas continuemos serenamente a aguardar pelo fim do processo, para que se faça justiça.
Ainda assim, com curiosidade estatística pergunto a quem tem mais experiência em tribunais:Paulo Pedroso
Será comum medidas de “coação máximas” passarem a medidas de “coação mínimas” quando sobem recursos a instâncias superiores?

Espero que o pior dos cenários que imaginei na minha cabecinha no início disto tudo (absoluta inocência de algum dos arguidos em prisão preventiva) não se confirme. Não consigo imaginar maior injustiça do que a implícita nesse eventual erro: gerar injustiças pela perseguição da justiça. Um bom motivo para nunca termos penas de morte, por exemplo.
De qualquer forma, continuamos às escuras enquanto não for possível levantar o segredo de justiça. Mas que é de ficar espantado enquanto não houver nova luz, é!

Actualização: Deputado vai ser libertado hoje
Paulo Pedroso regressa amanhã ao Parlamento.
in Público
Acho bem: Inocente até prova em contrário. Espero que cumpra e que seja recebido condignamente pelos seus colegas. Este sim é um bom exemplo de pedagogia democrática sobre os fundamentos do estado de direito.

1 thought on “News (Act.)

  1. Leonel Vicente

    Escrevi também um texto no aaanumberone, em torno dos tópicos que deixo abaixo.
    Eu, que sou talvez um pouco naif, ouvi Paulo Pedroso dizer nomeadamente: “esta prisão é ilegal e injusta”; “a certeza da minha inocência”, “a pedofilia é um crime horrendo”. Como dizia Pacheco Pereira, também quero crer na “palavra de honra” das pessoas como o último estágio de dignidade. E se Paulo Pedroso estiver a falar verdade? Estaremos perante um grosseiro erro judicial? E não forem provados culpados outro ou outros dos indiciados? Como ficará a credibilidade da justiça?

Comments are closed.