O Adufe recebeu a seguinte contribuição de um técnico do INE que tenho o prazer de aqui reproduzir:

Há alguns meses o Instituto Nacional de Estatística vem preparando a possibilidade de inquirir empresas e pessoas recorrendo a meios electrónicos. Permitir que os inquéritos (cuja resposta é obrigatória por lei, relembro) possam ser respondidos por e-mail, ou via web. Site de recolha estatÃstica on-line do INE

Num aparelho de Estado acusado de maus procedimentos, ineficiências, desperdícios, auto-exclusão face ao mundo envolvente, julgo que esta aposta, que se espera alastre como uma mancha de óleo a todas as áreas e indivíduos inquiridos onde se revele exequível, é uma boa notícia para o cidadão.
Menos papel a circular na rua, menos tempo de espera entre a pergunta e a resposta, mais tempo para garantir a qualidade da informação recebida, um melhor serviço para todos.

Até por isto é cada vez mais importante aprender a manobrar e ter acesso a esta rede de comunicação. É sem dúvida um desígnio importante para o próprio Estado ajudar a reduzir o número de info-excluídos. A agilidade de contacto por este meio é incomparavelmente melhor do que por qualquer outro, na maioria das situações.