Não tenho anotado mas desde que entrou o Outono, desde que o verde passou a amarelo, têm-se revelado vários fãs de marmelada nesta esfera. Já dava para marcar um encontro dos bloggers amantes da marmelada. Cada um de nós levava uma tigelinha. Eu ofereço-me para levar o pão de Mafra, que tal? 🙂
Lembro-me de uma fã aqui e agora surge outra aqui, mas houve outros…
A marmelada de marmelo faz-me lembrar a minha infância. Lembro-me das minhas avós, fazerem dois tipos de marmelada, muito diferentes. Uma cozinhava uma marmelada “branca” que exigia cozedura de marmelos enquanto à parte se levava o açúcar a um certo ponto. Só então se fazia a mistura. A outra alinhava pela receita que suponho mais em voga por estes dias. Descasca, descaroça, corta em bocados, tanto de marmelo, tanto de açúcar, pauzinho de canela e vai de ferver. No fim desfaz com passe-vite, agora varinha mágica.
É engraçado que havia um ritual comum às duas cozinheiras. Quando a marmelada já tinha solidificado nas tigelas, estas eram humedecidas com um pedaço de linho embebido em aguardente. Será que alguém ainda pincela a marmelada com aguardente?

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading