Caros amigos,
Polémicas à parte recomendo a seguinte experiência que uma colega fez durante a manhã de hoje.
Encheu uma caneca de água da torneira (Lisboa- Freguesia de São João de Deus) e deixou-a repousar algumas horas. Para seu grande espanto a caneca ficou com um depósito sabe-se lá do quê. Um depósito bem visível a olho nu e bastante significativo, quase suficiente para cobrir o fundo de um misto de cor de barro e cinzento.

Neste prédio, pelo menos, a água dificilmente é recomendável. Não querem repetir a experiência? Eu vou experimentar em casa e se se repetir o cenário final estou a pensar perguntar ao senhor presidente da Epal se estou a ver coisas ou se é algum composto que faz bem aos ossos!
Como leigo não sei que mais fazer para me defender. Ferver a água não combate depósitos minerais pois não?

(não tenho nenhum interesse em nenhuma companhia de água engarrafada;
Logo à noite conto-vos o resultado da experiência).

11 thoughts on “

  1. Mário

    Uma análise de àgua é relativamente complexa, existem os parâmetros fisico-quimicos e os microbiológicos.

    Uma àgua aparentemente “limpa” não quer dizer que não esteja fortemente contaminada microbiológicamente. Muitas vezes esses depósitos são sais ferrosos que dão um sabor característico à água mas não são necessáriamente problemáticos. Há tabelas que nos dão as quantidades máximas admíssiveis de compoenentes minerais e microbiológicos, e todos os laboratórios de análises de águas as conhecem.

  2. Rui MCB

    Gracias.
    Para já a olhómetro, a quantidade de depósito é agora (16h21m) muito inferior à que nos surpreendeu de manhã.

  3. galobarcelos

    Há quem ande por ai a divulgar experiencias semelhantes para vender uns filtros de água que custam centenas de contos.
    É como a técnica do aspirador e dos colcões… antes de existirem esses aspiradores toda a gente dormia em colchões e ninguém se importava com isso nem nunca os acaros fizeram mal a ninguém.

  4. Rui MCB

    A pro-teste na sua última edição fez alguns testes a filtros de água e não revelou entusiasmo por nenhum. Também não deve ser por aí que arranjamos solução.

  5. António

    podem diser o que quiser sobre filtros de água e vendedores dos mesmos, mas desde que eu comprei um filtro que custou 150 € os meus filhotes fartam se de beber água, que era por obrigação quando era da torneira, e por acaso deicharam de ter amidalites. Com este efeito todo agora tambem sou vendedor dos filtros de água para os amigos!

  6. António

    podem diser o que quiser sobre filtros de água e vendedores dos mesmos, mas desde que eu comprei um filtro que custou 150 € os meus filhotes fartam se de beber água, que era por obrigação quando era da torneira, e por acaso deicharam de ter amidalites. Com este efeito todo agora tambem sou vendedor dos filtros de água para os amigos!

  7. Angelo RUIZ

    Estimado Señores.

    Mis primeras palabras son para saludarlos. el motivo de este e-mail es para soliciatrles una cotizacion de filtros de cartuchos las medidas son las siguentes : 40″ largo y de 5 micras.
    Esperando tener un buen precio se despide atte.
    LA CANTIDAD ES DE 300 UND MENSUALES.

    Angelo Ruiz

    NOTA. NUESTRO PAIS ES CHILE – ANTOFAGASTA – FONO 56-55-371640

  8. Rui MCB

    Caríssimo Señor Ruiz,
    Conheço vagamente os problemas ambientais da sua região (ANTOFAGASTA) e tenho ideia de enfrentarem graves problemas de salubridade. Não creio que a solução esteja em simples filtros de água mas acredite que teria muito interesse em abastecê-lo caso tal negócio estivesse ao meu alcance. Tente contactar a Agência Portuguesa para o Investimento: (http://www.investinportugal.pt/)
    Saludos desde Lisboa
    Rui Branco

  9. reginaldo

    depois que fiquei sabendo de muitas noticias de mortes, cancros, atrofiamento, pedras dos rins, mal formação congenita, e consequencia de consumo de agua com cloro, o mal necessario, e as sem cloro, adquiri um aparelho para eliminar cloro, sedimentos deixar agua 100% pura. se quizer mais informações me contate aguasistem@hotmail.com

Comments are closed.