Praia Grande, Sintra, Portugal

Não tinhas body boarders, quase não havia surfistas e muito menos hordas de betos. As vivendas nas encostas eram escassíssimas. Apenas tinhas o “Lá vou eu” com as bolas de Berlim, pasteis de nata, batatas fritas e gelados.
E também tinhas um guarda mar, bem fardado, âncora no chapéu, divisas de marinheiro, pistola no coldre e pés descalços balanceando as pernas pelo areal.

Brincar, correr, jogar à bola, raramente incomodava pois havia espaço para respirar, até para manter à distância um olhar cúmplice.

Havia já aquela família de italianos que ano após ano regressava para esta praia. Um casal de pais e outro de filhos, ainda pequenos no inicio. Bem dispostos e simpáticos, sempre a falar pelos cotovelos.

Tinhas um mar forte de águas frias que metia respeito e por isso era honesto, não escondia agueiros insuspeitos, todo ele pedia cautela.
Por vezes, raras vezes, apequenava-se e deixava-nos nadar, ver o pano verde sempre mais viçoso que os outros de tão pouco usado. E aí eras a melhor das praias, o mar abria-se, as praias juntavam-se, a serra parecia menos íngreme e o mundo maior. Vistas mais de longe, do lado do mar, as pegadas dos dinossauros pereciam também mais reais, adivinhava-se-lhes melhor o ritmo que se petrificara no antigozoico.

Não tínhamos carro e como nós eram muitos os que tinham hora certa para chegar e hora certa para partir, sempre na velha rámona onde o cheiro enjoativo a gasóleo se misturava com os cheiros do mar e com o perfume da estrada até Sintra.

No regresso, depois do combóio que se apanhava numa estação que podia ser de província, tinha a certeza de um bom gelado, uma pérola escondida já em pleno subúrbio. Um monumento efémero empunhado firmemente, quase como um trofeu, que prolongava o prazer e fazia esquecer o cansaço.
Era assim a minha praia no Verão.

P.S.: Fiquei cheio de inveja das saudades da Catarina (Praias da Figueira) por isso resolvi dar largas às minhas.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading