Já por diversas vezes me interroguei como se processa o aparecimento de figuras nos media. Não tanto em relação ao “Quem convidou o Nuno Rogeiro para o Telejornal?” mas mais pelo “É pago para ir lá?”.

Maior curiosidade do que o caso dos comentadores-especialistas – onde me parece natural e evidente que devem ser pagos – despertam-me os políticos. Quão longe estamos da tradição norte-americana? Por favor, não esperem juízos de valor nas linhas que se seguem, pelo menos neste post, apenas uma genuína curiosidade em saber, por exemplo, se os ilustre deputados Guilherme Silva e Vicente Jorge Silva são pagos pela SIC Notícias quando se apresentam para um debate político. Era interessante o espectador perceber quem está a ouvir. É uma nuance interessante… E como se enquadra esta actividade na Economia formal?

Ainda que sob pretexto exclusivo do relacionamento com a economia formal, estas dúvidas foram agora acicatadas pelas acusações de más contas que o 24 Horas fez ao ilustre JPP e pelas prontas respostas e dúvidas do visado no ABRUPTO.
Não me admirava que JPP viesse a reconhecer-se como vítima da ignorância pessoal e da incompetência da Sociedade Portuguesa de Autores, uma organização sob escrutínio público e judicial lembre-se… Como ele, também eu estou curioso por saber, sem sombra de dúvida, como deveria eu colectar-me naqueles casos. Imaginem que um de nós – bloggers – era convidado pela TSF para irmos em auxílio do CVM na qualidade de comentarista especialista em assuntos da blogoesfera…

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading