O Príncipe
É o livro que ando a ler por estes dias. Lamento não o estar a reler para ser franco… Mas quantos livros não lerei ainda ficando com este sentimento na alma?
Talvez não valha a pena tecer encómios a um clássico aclamado há cerca de 500 anos, mas vale a pena sublinhar uma estupefacção mais corriqueira. A cada capítulo que leio fico cada vez mais com a sensação de estar a ler um excelente tratado de sociologia, se não nos moldes modernos da dita seguramente uma peça fundadora… E vou-me lembrando daquilo que era o currículo de Sociologia no secundário do meu tempo… Max Weber, Durkheim. Cheguei à universidade e levei com os mesmo senhores e mais uns quantos: Montesquieu, Hobbes… Andará algum lobby anti-Maquiavel por aí? Estou assim tão enganado nesta revisão de casting que insinuo? Haverá quem tenha medo que Maquiavel seja perigoso para as mentes das criancinhas?
Pela minha parte acho muito educativo para quem gerir uma empresa, um país, um lar… E (quase) nada maquiavélico sublinhe-se! Uma referência incontornável, não fosse esta estranha inquisição que nos impomos a nós próprios.
May 16th, 2004 at 1:09 pm
Ainda não li este livro mas já li um outro que dizem ser o mesmo tipo de leitura mas escrito 1800 anos antes por Shang Yang e gostei muito. Faço tenção de ler este, um dia destes, mas o problema para quem gosta de ler é que há tanto por onde escolher e tão pouco tempo que fica dificil decidir o que ler primeiro. O título do livro era: “O livro de Shang Yang”. Tratava do domínio de massas (do povo), através de acções politicas (como bem governar).
May 16th, 2004 at 5:17 pm
É um dilema em crescimento exponecial – apesar de haver quem diga que já não se escreve nada de absolutamente novo há centenas de anos.
November 12th, 2004 at 12:57 pm
Olá! Bom dia seu Rui! Estou lhe escrevendo para pedir uma ajuda sua, estou a procura de críticas sobre a obra O ano em que Zumbi tomou o Rio, de José Eduardo Agualusa. O senhor tem algo a me dizer sobre ele, sobre este livro? Preciso de alguma coisa pois tenho que apresentar um Seminário na UFSC onde estudo, na Disciplina de Teoria da Literatura 3. Aguardo o seu contato e parabenizo o seu blogger! Obrigado,
Fernando Guedert.