Este blogo RUIM apanhou-me desprevenido. O seu autor um português que se reconhece como “(…)daqueles portugueses que têm arrasado estatisticamente o país com os baixos índices de leitura, contribuindo para a humilhação de Portugal na cena internacional.(…)” e que nos últimos dez anos apenas leu “(…) os três primeiros volumes do Harry Potter, em voz alta, para adormecer os meus filhos. Jornais: Record. Filmes: todos os do Walt Disney, também por dever paternal (…)” lançou ontem um..aham…lancinante apelo ao “Mestre” Jose Pacheco Pereira que tomo a liberdade de transcrever na integra. Ora cá vai:

“Quarta-feira, Julho 09, 2003
Carta aberta a Pacheco Pereira
Mestre,
Passam quatro dias sobre o explosivo lançamento desta modesta folha electrónica. Devo admitir que esperava um sucesso retumbante. Porém, humildemente admito que nenhum dos objectivos que me propus alcançar, enunciados no estatuto editorial abaixo inserto, logrou ser atingido. Confesso que apenas o 4º objectivo se me afigurava mais difícil. Recordo que se trata da contribuição desta folha para que o S.L.Benfica alcance o tí­tulo de campeão. Dificuldade essa não motivada pela falta de fé no desiderato mas sim porquanto só lá para Maio de 2004 é que o seu cumprimento poderá ser confirmado.
Na minha trágica ingenuidade chegariam três dias para que esse meu manifesto se concretizasse em toda a sua glória. Mas factos são factos:
1. o governo não caiu
2. não fui ainda convidado pelo Expresso para o pacote entrevista/fotobiografia
3. nem um blog para amostra se dignou linkar a folha deste seu admirador
4. O Mestre ignorou-me completamente
Interiorizei já as razões deste fracasso. A primeira delas tem a ver com a debilidade do meu departamento de marketing. Não vou revelar números, porque me envergonham, mas esta folha tem sido um deserto de visitas. Ora isto arrasta tudo o resto. Percebi que a estratégia passa pelo cumprimento do objectivo nº 1, o tal que consiste em ser citado pelo Mestre. Vencido esse objectivo, acredito que todos os restantes serão alcançados com uma facilidade assustadora. Isto é, se o Mestre tiver a fineza de falar do ruim, de preferência no Abrupto, no Público e no Flash-Back, estou firmemento convencido de que, mercê desse valioso contributo, os curiosos acorrerão em massa a esta folha. Sem ofensa, creio de todo dispensável qualquer referência nas sessões do parlamento europeu.
Devo dizer que encontra nesta folha ponderosos motivos para despertar o interesse pela sua divulgação, entre os quais destaco o feroz ataque que desferi ao dr. Paulo Portas, por quem, de resto, partilhamos uma comum antipatia.
Certo de encontrar da parte do Mestre elevada compreensão pela delicadeza deste pedido, apresento os meus mais respeitosos cumprimentos.
P.S. Possuo em arquivo velhos comunicados, exemplares únicos, da célula da OCMLP das Costureiras da Sé, bem como uma edição rara do primeiro Civilization, que gostaria de lhe ofertar em momento oportuno. Esta valiosa oferta não tem rigorosamente nada a ver com o pedido que acima dirigi ao Mestre.”

Não é lindo? Espero com esta minha modesta referência ajudar a apaziguar a sua dor que, bem vistas, as coisa partilho inteiramente.

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading