“Ora, quando se pensa na América não se pensa nisso: nas árvores, nos rios, na pesca à truta. “


Há pouco tempo, confesso, revoltei-me comigo próprio quando me apercebi que pensava aquilo que toda a gente pensa quando se fala da América por estes dias.
Fui à procura de “truques mentais” para evitar o preconceito, a escalada do raciocínio viciado e intoxicado.

Os truques:
Por estranho que possa parecer: os filmes dos irmão Coen. Quando me lembro de Fargo vem-me à memória aquele pedaço de continente que parece não falar de Washinton para o mundo. Primeiro pelas paisagens, pela América que não se vê, depois porque quase tudo é desarmante.
Outro é a National Geographic. Um belíssimo contributo americano para uma espantosa globalização positiva.

Roda pé:
1. Um dia, há já uns anitos, numa bela madrugada de estudo ouvi o Fernando Alves (na TSF) dizer algo do género “acabou de entrar o meu amigo Francisco e que belos livros ele deve trazer debaixo do braço”
A maior surpresa quando li pela primeira vez o seu blog foi adivinhar que era Judeu. Podemos imaginar a cara do radialista ou do escritor e falhar largamente o boneco real. Por que raio é que eu fiquei surpreendido com um FJV judeu?! Porque nunca imaginei a religião de um escritor?

2. Ando há um tempinho a tentar perceber o que se passa no médio oriente. Com grande admiração pelas análises de José Golão (que desconfio estar longe das premissas do FJV) tento completar o arco lendo a outra parte. Uma das dúvidas imediatas é, por exemplo, o que é o sionismo. Julgo que estou a ficar esclarecido. No fundo procuro truques para não pensar sobre Israel o que toda a gente pensa por estes dias.

3. Apaixonei-me por Avis num belo dia em que fui até lá contar bidões de tomate! Um encontro que tenho de agradecer a uma aparentemente defunta multinacional americana de auditoria.

4. A segunda visita fi-la com as laranjeiras em flor. Vagueei pelo meio de um acampamento de ciganos por entre ruínas históricas.

Adiante.
De um leitor assíduo ficam os melhores cumprimentos

Discover more from Adufe.net

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading